27/04/2017

BRANDING: o que é, e para que serve

A importância de criar uma marca memorável.

Antes de entrarmos nesse assunto precisamos entender de uma vez por todas o que de fato é branding. Com uma rápida pesquisa no nosso grande amigo Google, temos a seguinte definição para branding:

"Branding é portanto uma atividade estratégica, de conceituação e planejamento. Vai muito além do logotipo ou da identidade visual da empresa. O objetivo de um projeto integral de Branding é alcançar uma posição única na mente e no coração do consumidor da marca."



Ou seja, branding é um conjunto de soluções para que a sua marca consiga sobreviver no mercado. Ele abrange desde a criação de uma nova marca até a sua gestão por completo, e para que tudo ocorra como o planejado, precisamos nos atentar as seguintes etapas: público-alvo, posicionamento e construção multissensorial, ou seja, não basta simplesmente ter um logo bonitinho, um manual de identidade visual bem definido e produtos ou serviços com preços acessíveis. Claro, tudo isso também é muitíssimo importante, porém de nada adianta altos investimentos em design gráfico se você não planejar como tudo isso chegará corretamente ao seu público.

Público-alvo

Pesquise, mas pesquise mesmo quem é o seu público-alvo. Repito, de nada adianta todo o investimento se você não sabe quem irá atrair para consumir o seus produtos ou serviços. Quanto mais detalhes você consegue do seu público mais fácil será encontrar tais soluções para a sua marca. Descubra a idade média do seu público-alvo, onde e como elas costumam consumir o tipo de produto ou serviço que você oferece, o que elas falam sobre esse mercado no qual a sua marca está inserida. Lembre-se, quanto mais detalhe melhor.

Posicionamento

Depois de pesquisar e segmentar o seu público-alvo é hora de planejar como a sua marca atingirá essas pessoas. Essa é hora de dar personalidade a marca, sim personalidade, sim per-so-na-li-da-de. A marca terá uma imagem mais família? Ou ela deverá parecer um garoto extrovertido? Com isso definido você fará com que sua marca terá mais afinidade com o seu público.

Construção multissensorial

Agora que você já definiu quem é o seu público-alvo e qual imagem a sua marca terá é hora de explorar todos os sentidos dos seus consumidores, ser multissensorial, ou seja, agora que sua identidade visual também já foi definida, é hora de pensar no aroma, caso a sua marca trabalhe com perfumes ou algum produto ou serviço relacionado, no som e em alguns casos no paladar. Agora é hora de fato de se aproximar do seu público e mostrar quem é a sua marca, o que ela oferece e como ela faz isso.

Considerações finais

Lembre-se que todas as dicas mencionadas neste artigo é a ponta do iceberg. Indico a você que pesquisa mais sobre o que é branding e como aplica-lo corretamente a sua marca.



Espero que tenhamos conseguido dar uma luz a essa dúvida que não só você mas muitas pessoas ainda enfrentam. Ficou alguma dúvida ou quer bater um papo sobre o assunto? Sinta-se a vontade para nos enviar um e-mail: contato@7seventrends.com, teremos o maior prazer em lhe responder.

Autor: Da Redação
Fonte: