22/12/2017

Qual a importância do funil de marketing para sua empresa?

O mercado tem se tornado cada vez mais competitivo. Aquelas empresas que insistiam em vendas forçadas estão perdendo espaço, e a necessidade de criar um canal de conhecimento e de informação está só crescendo.

Nos dias de hoje, gerir clientes não se resume a manter bancos de dados cheios de cadastros. Qual a finalidade desses bancos de dados, se os contatos que lá constam não são bem trabalhados? O consumidor está muito mais exigente, é imprescindível criar um relacionamento com ele, ouvi-lo e dar-lhe suporte.

Quer evitar perder clientes, e ao mesmo tempo, conquistar novos? Então você precisa entender o que é o funil de marketing e qual a sua sua real importância.

Tudo sobre o funil de marketing

Também conhecido como funil de vendas, o funil de marketing é forma de representar toda a jornada do consumidor dentro do site da empresa, desde o momento em que ele entra no site pela primeira vez até a conclusão da compra, podendo ser estendido ao pós venda.

De modo geral, podemos definir o funil de marketing como “uma representação visual do processo de venda” através do qual é possível entender todo o processo e gerenciá-lo.

É importante mencionar que, da mesma forma que no funil tradicional, o funil de marketing começa largo – abrangendo todos os visitantes de um site – e vai se estreitando – até restar restar apenas as visitas que se converteram em clientes.

O funil de marketing, basicamente, é dividido em 3 partes:

topo (TOFU)

meio (MOFU)

fundo (BOFU)

Para uma estratégia e campanhas de marketing assertivas, é preciso entender bem essas partes do funil, e criar ações pensadas de acordo com cada etapa de venda.


As etapas do funil de marketing

Ao compreender adequadamente cada uma destas fases, será possível gerenciar um fluxo de vendas cada vez mais volumoso, confira:


Topo do Funil

O topo do funil trabalha pessoas que estão buscando a resolução de algum problema ou a satisfação de alguma necessidade.

Nessa etapa, as pessoas não estão preparadas ou interessadas em adquirir produtos ou contratar os serviços uma empresa, estão apenas buscando informações que as ajudem solucionar as suas dúvidas.

Se o visitante encontrar um conteúdo que vá de acordo com suas expectativas, ele avançará para o meio do funil.


Meio do Funil

No meio do funil é a etapa do processo de vendas em que o usuário está na fase de descoberta de qual a melhor maneira de solucionar o seu problema.

Nesse momento, o usuário está analisando e comparando as opções, decidindo se há a necessidade de realizar a compra de um produto ou contratação de um serviço. 

Essa é a etapa onde o visitante pode ser convertido em um lead, através do cadastro em um formulário, em troca do acesso a conteúdos complementares (e-books, vídeos, infográficos, consultoria gratuita, etc.). A empresa deve disponibilizar conteúdos que apresentem ao usuário as opções existentes para solucionar seu problema.

Depois de converter esses visitantes em leads, é preciso nutri-los através de conteúdo, de modo a conseguir mais informações para descobrir se esse lead é realmente um potencial cliente e identificar o momento mais propício para uma proposta comercial.


Fundo do Funil

No fundo do funil, a empresa deve evidenciar que a sua solução, para o problema do usuário, é a melhor opção, e convencê-lo a contratá-la, iniciando o processo de tomada de decisão.

Essa etapa do funil de marketing possibilita trabalhar conteúdos promocionais, divulgando a empresa, produtos ou serviços; como também, o departamento comercial entrar em contato com os leads para apresentar propostas.

A palavra de ordem é conversão de leads em clientes.


A Importância do Funil de Marketing

Entender e acompanhar o funil de marketing é muito importante para sua empresa; com os dados obtidos torna-se possível criar estratégias direcionadas, focadas na etapa exata em que cada potencial cliente está e utilizando as mais variadas formas de marketing digital.

Através da análise do funil, é possível identificar o momento em que o usuário está pronto para fazer a compra, e então, notificar o gerente de vendas e a equipe comercial para fazer o contato e apresentar a proposta.

O funil tem como principais objetivos:

compreender o processo de compra

  • atrair visitas
  • converter visitas em leads
  • converter leads em clientes
  • fidelizar clientes

O acompanhamento do funil de vendas aliado à metodologia do inbound marketing, além de gerar novos clientes, diminui o custo da venda e aumenta o reconhecimento da marca.

Autor: blog.lahar.com.br
Fonte: blog.lahar.com.br