09/05/2018

Sitemap XML: tudo o que você precisa saber

Ao entender melhor como está estruturado seu site e quais URLs devem ser indexadas pelo robô de busca, você cria uma comunicação mais eficiente com o Google


O que é Sitemap

Sitemap é literalmente um mapa do seu site no qual você indica para os robôs do Google e de outros buscadores quais são as páginas que deseja indexar e armazenar nos servidores. É um arquivo XML simples, que não pode ter mais de 50.000 URLs (e 10MB).

Quando você faz um mapa a intenção é, no fim das contas, tornar o site mais tangível para o Google. O intuito é que ele consiga entender a estrutura existente dentro de seu site para que vasculhe seu conteúdo com mais eficácia.

Entendendo melhor como está estruturado seu site e quais URLs preferencialmente devem ser indexadas pelo robô de busca, você cria uma comunicação mais eficiente com o Google e dá preferência para que ele priorize as páginas que estão listadas dentro desse arquivo.


Por que criar um Sitemap XML: os benefícios para sua empresa

Certificar-se de que todas as páginas podem ser indexadas

Páginas que recebem poucos links ou não são muito acessíveis (ficam a muitos cliques das páginas principais) podem acabar não sendo identificadas e indexadas pelo Google. Ter essas páginas no Sitemap é uma garantia de que o buscador saiba da existência desse conteúdo e possa indexá-lo e apresentá-lo como resultado de pesquisa.

Isso é ainda mais importante para sites novos (que receberam poucos links) ou sites com conteúdo dinâmico.


Ajudar as ferramentas de busca a entenderem a estrutura do site e indexarem melhor o conteúdo

As informações do Sitemap ajudam as ferramentas de busca a conhecerem melhor o seu site. Isso pode auxiliá-las em itens como selecionar a página principal no caso de conteúdo duplicado ou identificar as páginas principais, escolhendo um calendário mais adequado para fazer o crawling.

Uma opção interessante é que sua empresa pode adicionar tags e dar “sugestões” de prioridade e frequência para cada página. A última data de alteração também ajuda a indicar ao Google quais conteúdos devem ser relidos.


Dar um sinal positivo de confiança

Criar e enviar o Sitemap sinaliza para as ferramentas de busca que você é um webmaster preocupado e está investindo na qualidade do seu site. Isso funciona como sinal positivo de confiança/autoridade e pode ajudar no ranking.

Autor: resultadosdigitais.com.br
Fonte: resultadosdigitais.com.br